PLANO DE AULA DE NOVEMBRO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO
ALVO: Alunos do 6ª ano A.
TEMÁTICA: Classes
gramaticais e sintaxe.
OBJETIVO
GERAL: Compreender as características do substantivo, verbo, sujeito e
predicado.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender os substantivos concretos e
abstratos;
·
Identificar os verbos;
·
Compreender o conceito sobre sujeito e sua
classificação;
·
Compreender o conceito de predicado;
METODOLOGIA:
Aula
expositiva que será realizada com explicação sobre substantivo, verbo, sujeito
e predicado. Depois os alunos farão a atividade (exercícios) em duplas, devido
ao aluno incluso ainda estar em processo de alfabetização, através de uma folha
xerocopiada (em anexo).
DURAÇÃO DA
ATIVIDADE: 1aula (50 minutos).
RECURSO:
Lousa, pincel,
folha xerocopiada, figuras de jornais (pessoas famosas, animais e objetos) para
ilustrar o conteúdo abordado, no caso o substantivo, ajudando os alunos na
compreensão do conteúdo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi
diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos
sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.
PLANO
DE AULA
Mês
de Novembro 2013
Área
de Conhecimento: Ciências
Bolsistas:
Alana
e Carol
Público-Alvo:
Alunos
do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática:
Água.
Objetivo Geral:
Objetivos Específicos:
Metodologia
A aula foi dividida em dois momentos.
1º MOMENTO: Iniciaremos com uma roda de conversa, colocaremos alguns elementos que compõem o
ambiente do ciclo da água na lousa, e com a ajuda das crianças montaremos o
cartaz simultaneamente com a explicação desse fenômeno. Em seguida, nos
dirigiremos à cantina da escola para preparar uma gelatina, com a intenção de
mostrar às crianças concretamente às fases da água: líquido (água), gasoso
(vapor) e sólido (gelo), comparando-as com o ciclo do cartaz. Depois,
retornaremos para a sala de aula, e novamente em uma rodinha, dialogaremos com
as crianças usando algumas imagens com situações onde utilizamos a água. Procuraremos
realizar uma reflexão sobre o modo correto de utilizar a água nessas
atividades. Depois, as crianças assistirão ao vídeo da Turma da Mônica
"Economizar Água". Logo após, distribuiremos para cada criança o
desenho de uma gotinha de água, para colorirem e depois colarem num palito de
picolé, finalizando um fantoche.
2º MOMENTO: Ao
retornarmos do recreio, contaremos às crianças a história do livro o Rei Bigodeira
e Sua Banheira, onde refletiremos sobre o brincar na hora do banho. Depois,
reuniremos as crianças para a degustação da gelatina. Para finalizar,
gravaremos um vídeo, onde cada criança falará sobre o que aprendeu na aula.
Duração
da Atividade: 2 aulas de 50min.
Recursos
Cartolina nas cores azul escuro, azul claro e
amarelo; papel madeira; papel ofício; gelatinas; água; copos descartáveis;
colheres; imagens de algumas atividades onde utilizamos água; retroprojetor; Pen
Drive com o vídeo “Economizar água” e com as imagens do livro “O Rei Bigodeira
e Sua Banheira”; atividade xerocopiada do desenho de uma gotinha; lápis de cor;
palitos de picolé; fita gomada e câmera fotográfica.
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação dos alunos durante a
realização da atividade e pela intervenção e acompanhamento fazendo com que a
criança reflita sobre a atividade proposta.
Referências
MUHLPOINTNER, M. D. Água: uso
consciente x desperdício. Revista Nova
Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
TIA Alê. Dia da Água 22/03. 2011. Disponível em: <http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/dia-da-agua-2203.html>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
ÁGUA! Vamos Economizar. Produção
Turma Mônica. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
WOOD, A.; WOOD, D. O Rei Bigodeira e Sua Banheira. 9. ed.
São Paulo: Editora Ática, 2006. Disponível em <http://pt.slideshare.net/AlineCaixeta/livro-o-rei-bigodeira-e-sua-banheira>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
123RF. Ilustração
- Gota de água dos desenhos animados da mascote Personagens 4.
2013. Disponível em: <http://pt.123rf.com/photo_14622648_gota-de-agua-dos-desenhos-animados-da-mascote-personagens-4.html>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
PLANO DE AULA DE NOVEMBRO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO
ALVO: Aluno do 7ª ano.
TEMÁTICA: Conceito
sobre complemento verbal.
OBJETIVO GERAL: Compreender o que é complemento verbal.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender e identificar os complementos
verbais;
·
Saber classificar os complementos verbais em
objeto direto e indireto na frase.
METODOLOGIA:
Aula expositiva será iniciada com uma indagação sobre o que discente
entende por complemento, no âmbito geral, posteriormente pedi-lo para que
identifique quais figuras estão completa e incompleta. Feita a classificação
das figuras, daremos início à explicação sobre complemento verbal. Depois o
aluno fará uma atividade com exercícios, feita através de uma folha
xerocopiada.
DURAÇÃO DA
ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).
RECURSO:
Alfabeto móvel, lousa, pincel, folha xerocopiada e papel 40 kg.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de
compreensão do aluno sobre o conteúdo abordado.
PLANO DE AULA - ARTES
ESCOLA:
EMEIF VICENTE FIALHO
DATA:
27/09/13
ANO:
2º manhã Bolsista: Ana Paula
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
ASSUNTO/TEMA
·
Música
é arte?
OBJETIVO GERAL
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECIFICOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS
Músicas tradicional e clássica.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIAS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADES PREVISTAS
|
9h20
– 9h40
9h40
– 9h45
9h45
– 10h10
10h10
– 11h50
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS
|
Contação
da história da música, aparelho de som, pendrive com os estilos musicais
(forró; samba, sertanejo e ópera) e materiais recicláveis(pote de iogurte e
tubo de papel higiênico).
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
TEMPO
|
9h20
as 11h50
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO
DO ALUNO
|
Dará
por meio das observações da participação dos alunos nas atividades.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
PLANO DE AULA DE JUNHO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Habilidades Básicas.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima e Falcão Junior.
PUBLICO
ALVO: Alunos do 7ª ano.
TEMÁTICA: Oficina de Orientação para o Trabalho.
OBJETIVO
GERAL: Maximizar potencialidades voltadas para orientação do trabalho.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Fomentar a importância de programação do futuro
no âmbito profissional;
·
Maximizar habilidades pessoais;
·
Desenvolver a autoestima e as relações
interpessoais.
METODOLOGIA:
Oficina explicativa/expositiva, apresentação de slides e amostra de
vídeos, estimulando discussões em sala de aula, oportunizando interação entre
os alunos mediado pelo estagiário.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula (50 minutos).
RECURSO:
Data Show e
Netbook.
AVALIAÇÃO:
A
participação, a interação e o envolvimento dos alunos na oficina foi excelente.
Muitas perguntas surgiram e dúvidas esclarecidas através da mediação do
estagiário.
PLANO DE AULA DE MAIO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima e Falcão Junior.
PUBLICO
ALVO: Alunos do 5ª ano A.
TEMÁTICA: Letra cursiva e de forma, maiúscula e
minúscula.
OBJETIVO
GERAL: Emprego correto das letras maiúsculas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Diferençar letra cursiva e de forma;
·
Compreender as convenções entre maiúscula e
minúscula;
·
Desenvolver uma boa leitura e escrita;
METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com explicação sobre as diferentes
letras maiúscula e minúscula (cursiva e de forma). Depois os alunos farão atividades
(exercícios) individuais, onde aperfeiçoarão suas compreensões mediadas através
de uma folha xerocopiada (em anexo).
DURAÇÃO DA
ATIVIDADE: 1aula (50 minutos).
RECURSO:
Lousa, pincel,
folha xerocopiada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos
sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO
ALVO: Aluno do 7ª ano.
TEMÁTICA:
Produção textual por meio de texto verbal e não-verbal.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades
de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a fim de aperfeiçoar
a comunicação oral e escrita, através de texto verbal e não-verbal.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Ler, compreender e interpretar o texto verbal e
não verbal.
·
Produzir pequenos textos.
METODOLOGIA:
Aula
expositiva que será realizada com uma breve explicação sobre texto verbal e não-
verbal, em seguida o aluno incluso fará a atividade, através de folhas
xerocopiadas (em anexo).
DURAÇÃO DA
ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).
RECURSO: Alfabeto móvel e folhas xerocopiadas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
foi diagnóstica, pois serviu para identificar o nível de compreensão e de
interpretação do aluno sobre o conteúdo abordado, através de folhas
xerocopiadas.
PLANO DE AULA
Área
de conhecimento: Português
Bolsistas: Ana Paula e Yohana Larissa
Público-Alvo: Alunos do 2° ano, com idades entre 6 e 9 anos.
Período: Abril de 2013
Objetivo
Geral
Reconhecer
as letras do alfabeto
Objetivo
Específico
ü Desenvolvimento
da coordenação motora fina.
ü Reconhecer
a letra inicial do seu nome.
ü Estimular
a motricidade.
Metodologia
Primeiramente pediremos
para as crianças sentarem em uma roda no chão, em seguida apresentaremos a elas
o livro “Bichodário” da autora Telma Guimarães, para posteriormente iniciarmos
a leitura. Após a leitura, organizaremos as crianças em grupos de quatro, e entregaremos
a elas, uma folha de oficio com a primeira letra do seu nome. A atividade consistirá
em uma colagem com areia no espaço da letra.
Recursos
ü Lápis
ü Cola
ü Areia
ü Folhas
de ofício
ü Livro
“Bichodário”
Avaliação
A
avaliação se dará por meio da observação da dinâmica da atividade.
PLANO
DE AULA
Mês
de Abril 2013
Área
de Conhecimento: Artes e Português
Bolsistas:
Alana
e Dayanne
Público-Alvo:
Alunos
do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática:
Brinquedos
Objetivo Geral:
- Ampliar o conhecimento sobre o acervo de
brinquedos e reconhecer as letras iniciais de alguns brinquedos que
apareceram na história e que serão confeccionados pelas crianças.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a origem de
alguns brinquedos
- Confecção de alguns brinquedos
- Reconhecer algumas letras
Metodologia
1º DIA: Leitura do livro “Saco de brinquedos”, seguida
de uma roda de conversa com a turma para sondarmos quais os brinquedos que eles
conhecem e quais não conhecem, quais eles têm em casa, de quais mais gostaram,
e mais alguma coisa que eles acharam interessante. Em seguida, confecção da
peteca, cada criança receberá um pedaço de TNT e uma folha de jornal, pediremos
que elas amassem o jornal fazendo uma bola e embrulhe o TNT em volta como um
ovo de páscoa, depois chamaremos cada criança para amarra-lo. Após a confecção
da peteca, apresentaremos a letra “P” e daremos alguns exemplos de nomes com
essa letra, em seguida entregaremos a cada criança uma atividade xerocopiada da
letra, e explicaremos que as crianças deverão fazer bolinhas de jornal velho
para colar dentro da letra. Para finalizar ensinaremos como jogar com a peteca.
2º DIA: Roda de conversa para relembrar a história do
livro e o que fizemos na aula passada. Produziremos um banquinho de papel,
antes entregaremos uma folha de papel oficio e um giz de cera, para que todas
as crianças pintem os dois lados da folha, e assim não misturar os barquinhos.
Detalharemos o passo a passo da construção do barquinho, sempre os ajudando
perante alguma dificuldade. Em seguida, apresentaremos a Letra “B” dando
exemplos de outros nomes e entregaremos a atividade xerocopiada da letra, onde
as crianças irão pintar com tinta guache.
3º DIA: Roda de conversa relembrando as atividades
anteriores. Em seguida iniciaremos a produção do chocalho onde entregaremos a
cada criança um rolo de papel higiênico com o fundo fechado de papel oficio e
fita gomada. Chamaremos um por um para colocar as miçangas dentro, depois fecharemos
o outro lado com papel ofício e fita gomada novamente. Decoraremos o chocalho com
alguns desenhos de objetos e formas geométricas. Em seguida, apresentaremos a
letra “C” e entregaremos uma atividade xerocopiada com a mesma, distribuiremos
confetes entre as mesas para as crianças colarem dentro das letras.
Duração
da Atividade: 1 aula de 50 min.
Recursos
Livro: “Saco de brinquedos”. TNT. Jornal
velho. Barbante. Rolo de papel higiênico. Fita gomada. Tinta guache. Papel
ofício. Lápis de cor e giz de cera. Atividades xerocopiadas.
Cronograma
23/04 – Construção
do barquinho de papel, atividade xerocopiada com a letra B;
25/04 – Construção
de chocalho, atividade xerocopiada com a letra C.
Avaliação
A avaliação se dará
por meio da observação dos alunos durante a realização da atividade.
Referências
bibliográficas
PLANO
DE AULA
Mês
de Abril 2013
Área
de Conhecimento: Artes
Bolsistas:
Alana
e Dayanne
Público-Alvo:
Alunos
do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática:
Brinquedos
Objetivo Geral:
- Ampliar o conhecimento sobre o acervo de vários
brinquedos e reconhecer as letras iniciais dos brinquedos que apareceram
na história.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a origem de
alguns brinquedos
- Confecção de alguns brinquedos
- Reconhecer algumas letras
Metodologia
- Leitura do livro: “Saco de brinquedos”, seguida
de uma roda de conversa com a turma para sondarmos quais os brinquedos que eles
conhecem e quais eles não conhecem, quais eles têm em casa, quais mais
gostaram, e mais alguma coisa que eles acharam interessante.
- Construção de alguns brinquedos.
- Atividade xerocopiada com as letras iniciais
(P, C e B) dos brinquedos confeccionados.
Duração
da Atividade: 1 aula de 50 min.
Recursos
Livro: “Saco de brinquedos”. TNT. Jornal
velho. Barbante. Rolo de papel higiênico. Fita gomada. Tinta. Papel ofício.
Lápis de cor e giz de cera. Atividades xerocopiadas.
Cronograma
18/04 –
Contação de história e roda de conversa;
19/04 –
Construção da peteca, atividade xerocopiada com a letra P;
23/04 – Construção
de chocalho, atividade xerocopiada com a letra C;
25/04 – Construção
do barquinho de papel, atividade xerocopiada com a letra B;
26/04 – Exposição
do brinquedo preferido de cada criança e dos brinquedos construídos.
PLANO DE AULA DE JANEIRO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO
ALVO: Alunos do 6ª ano A.
TEMÁTICA: Ortografia.
OBJETIVO GERAL: Compreender o uso das letras “J e G”; “S,SS ,
Z, e Ç”; “P e B”;“X e CH”.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender o uso das letras “J e G”; “S, SS, Z,
e Ç”; “P e B”;“X e CH” e identifica-las nas palavras.
METODOLOGIA:
A atividade será realizada no laboratório de informática,
primeiramente com uma explicação sobre as letras (“J e G”; “S, SS , Z, e Ç”; “P
e B”;“X e CH” ), e posteriormente, o aluno fará a atividade (exercício com
preenchimento de lacunas com as letras que faltam e cruzadinha. Sendo que as
palavras estarão relacionadas a figuras). Atividade retirada do site: websmed.portalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades.educativas.htm
DURAÇÃO DA
ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).
RECURSO:
Computador e atividade retirada do site.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de
compreensão do aluno sobre o conteúdo abordado, através de uma atividade
retirada do site websmed.portalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades.educativas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário