domingo, 17 de agosto de 2014

Tenda da Leitura - Segundo dia

Atividade aplicada com alunos do 4 e 5 ano



                                              Construindo historias a partir das leituras feitas




                                    professora Adriana sempre auxiliando nas atividades

                                                      todos empenhados na atividade!

                                                        Exibindo o trabalho





Final do projeto do Fundamental I. Cansadas, mas felizes por mais uma importante conquista: envolver os alunos, professores e coordenação no projeto!!!
PIBID em ação!!!











Tenda da Leitura - Primeiro dia

PROJETO TENDA DA LEITURA

“Ensinar as crianças a ler no seu próprio dialeto é fundamental para formar bons leitores”. (CAGLIARE, 2003, p.154).

“Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, e a função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias, seguido as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta”. (MARTINS, 1999,p.34).

A leitura é fundamental não apenas na formação do aluno, mas também na formação do cidadão, e essa considerável parcela no cumprimento dessa tarefa recai sobre a escola, que tem o objetivo de ensinar e educar para a sociedade.

O Projeto ‘Tenda da Leitura no contexto da educação inclusiva” visa envolver e incluir os alunos por meio de diversas experiências no universo da leitura. Com base em observações feitas pelas bolsistas, percebeu-se a distância entre os alunos e o  mundo dos livros. Resultando um desenvolvimento inadequado da escrita e da leitura do mesmo. O referido projeto objetiva ainda aproximar os alunos dos livros, mostrando as possibilidades que a leitura pode trazer, ampliando sua imaginação e os limites de seus conhecimentos. Através de peças, dinâmicas, atividades e releituras o aluno é estimulado a ter um contato próximo e constante com a leitura. As atividades do projeto serão desenvolvidas por sete bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID durante o período de 21 a 31 de julho de 2014, no turno da manhã,  na EMEIF Vicente Fialho.




  Reunião de planejamento para os projetos do II semestre de 2014.





Conversando sobre os personagens do teatro!





Entrada da sala - 
                                                  Criação de história a partir de objetos!
Hora da leitura!










apresentando o teatro pra nova turma
Mais desenhos sobre o teatro!