PROGRAMA
INSTITUCUINAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
SUBPROJETO
DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
|
||
PLANO DE AULA - PORTUGUÊS
ESCOLA: EMEIF VICENTE FIALHO
DATA: 25/11/13
ANO:
2º A manhã
BOLSISTA: Ana Paula
|
||
ASSUNTO/TEMA
|
Contação
e Reconto de História
|
|
OBJETIVO
GERAL
|
|
|
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
|
|
|
CONTEÚDOS
|
|
|
METODOLOGIAS
|
|
|
ATIVIDADES
PREVISTAS
|
|
10h00 -
11h
|
RECURSOS
|
Caixa Surpresa, acessórios como: chapéu
coroa anel, peixe e pandeiro.
|
|
TEMPO
|
10h00 às
11h (1h00m)
|
|
AVALIAÇÃO
DO ALUNO
|
Será por
meio de observações da participação do aluno durante a atividade.
|
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Contação e Reconto de História - Plano de Aula
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
VII Encontro de práticas docentes
Fernanda, Lauristela, Paula, Professora examinadora Denise, Carol e Alana na apresentação de baners
Yohana apresentando seu Baner
Adriana e Carmensita
Professora Adriana apresentando seu trabalho
Classes gramaticais e sintaxe.
PLANO DE
AULA DE NOVEMBRO - 2013
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua
Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO
ALVO: Alunos
do 6ª ano A.
TEMÁTICA:
Classes
gramaticais e sintaxe.
OBJETIVO
GERAL:
Compreender as características do substantivo, verbo, sujeito e predicado.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Compreender os substantivos concretos e abstratos;
- Identificar os verbos;
- Compreender o conceito sobre sujeito e sua classificação;
- Compreender o conceito de predicado;
METODOLOGIA:
Aula
expositiva que será realizada com explicação sobre substantivo, verbo, sujeito
e predicado. Depois os alunos farão a atividade (exercícios) em duplas, devido
ao aluno incluso ainda estar em processo de alfabetização, através de uma folha
xerocopiada (em anexo).
DURAÇÃO
DA ATIVIDADE: 1aula(50
minutos).
RECURSO:
Lousa,
pincel, folha xerocopiada, figuras de jornais (pessoas famosas, animais e
objetos) para ilustrar o conteúdo abordado, no caso o substantivo, ajudando os
alunos na compreensão do conteúdo.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão
dos alunos sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.
ANEXO
EMEIF VICENTE FIALHO
ALUNO:_______________________________________________
SÉRIE: 6º ANO A – TURNO: ____________
DATA:____/____/___
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
- Leia o poema abaixo e classifique os substantivos sublinhados em concretos ou abstratos.
Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma festa
Onde o homem não mate
Nem bicho nem homem
E deixe em paz
As árvores na floresta.
Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma dança
E mesmo as pessoas mais graves
Tenha no rosto um olhar de criança.
Autora Roseana Murray.
Planeta:
paz:
Vida:
arvores:
Festa:
floresta:
Homem:
dança:
- Sublinhe os substantivos das frases abaixo:
a) O padrinho foi com o sobrinho
para a festa.
b) Levei para o sitio um cavalo, um cachorro e um
gato.
c) Maria viajou para Fortaleza
ontem.
- Sublinhe os verbos, faça um circulo no sujeito e um retângulo no predicado.
a) Ana viajou muito para São Paulo.
b) Os alunos desenhavam despreocupados.
c) Joao e Maria correm muito.
d) Os professores falaram bastante sobre trabalho.
e) Concordamos com suas ideias.
f) Pegaram meu lápis, professor.
g) Precisa-se de carpinteiros
Assinar:
Postagens (Atom)