domingo, 14 de abril de 2013

Produção textual por meio de texto verbal e não verbal



PLANO DE AULA REFERENTE AO MÊS DE ABRIL

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Aluno do 7ª ano.

TEMÁTICA: Produção textual por meio de texto verbal e não verbal.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a fim de aperfeiçoar a comunicação oral e escrita, através de texto verbal e não verbal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Ler, compreender e interpretar o texto verbal e não verbal.
·         Produzir pequenos textos.

METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com uma breve explicação sobre texto verbal e não verbal, em seguida o aluno incluso fará a atividade, através de folhas xerocopiadas (em anexo).

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).

RECURSO: Alfabeto móvel e folhas xerocopiadas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnóstica, pois serviu para identificar o nível de compreensão e de interpretação do aluno sobre o conteúdo abordado, através de folhas xerocopiadas.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Brinquedos - Plano de Aula



PLANO DE AULA
Mês de Abril 2013
Área de Conhecimento: Artes
Bolsistas: Alana e Dayanne
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Brinquedos
Objetivo Geral:
  • Ampliar o conhecimento sobre o acervo de vários brinquedos e reconhecer as letras iniciais dos brinquedos que apareceram na história.
Objetivos Específicos:

  • Conhecer a origem de alguns brinquedos
  • Confecção de alguns brinquedos
  • Reconhecer algumas letras


Metodologia

- Leitura do livro: “Saco de brinquedos”, seguida de uma roda de conversa com a turma para sondarmos quais os brinquedos que eles conhecem e quais eles não conhecem, quais eles têm em casa, quais mais gostaram, e mais alguma coisa que eles acharam interessante.

- Construção de alguns brinquedos.

- Atividade xerocopiada com as letras iniciais (P, C e B) dos brinquedos confeccionados.

Duração da Atividade: 1 aula de 50 min.
Recursos
Livro: “Saco de brinquedos”. TNT. Jornal velho. Barbante. Rolo de papel higiênico. Fita gomada. Tinta. Papel ofício. Lápis de cor e giz de cera. Atividades xerocopiadas.

Cronograma

18/04 – Contação de história e roda de conversa;

19/04 – Construção da peteca, atividade xerocopiada com a letra P;

23/04 – Construção de chocalho, atividade xerocopiada com a letra C;

25/04 – Construção do barquinho de papel, atividade xerocopiada com a letra B;

26/04 – Exposição do brinquedo preferido de cada criança e dos brinquedos construídos.